O dentista tem um papel de importância na compreensão do tratamento odontológico pelo paciente.  O profissional deve explicar a necessidade do tratamento, assim como responder todas as dúvidas que surgirem.

Ao identificar o início de um problema bucal ou pedir um orçamento, o paciente, muitas vezes, não entende como os processos são necessários. Por isso, saber se comunicar e passar as informações ajudará o dentista na hora de fechar o negócio.

Outro ponto que pode interferir no andamento do tratamento é o valor. A questão financeira impacta a decisão do paciente. Mas, a solução não é cobrar menos ou oferecer serviços grátis. Afinal, todo serviço, seja ele gratuito ou não, tem um custo alto para o consultório.

Tais problemas são amenizados com uma relação entre paciente e dentista, construída à base de confiança.

Será que o paciente não quer o tratamento odontológico?

É comum um paciente querer fazer determinado tratamento, pedir um orçamento e, em seguida, desistir. Os consultórios estão acostumados e entendem que ima parte dos orçamentos não serão convertidos em vendas.

Contudo, existem motivos pelos quais um paciente desiste de um tratamento. Seja pela longa duração, medo, falta de dinheiro ou pressa para ver os resultados. Em qualquer um dos casos, o dentista deve apontar as razões e benefícios pelos quais o paciente deve prosseguir.

É indicado que o dentista use ferramentas visuais para mostrar o que será feito, explicando o custo de cada etapa. Ademais, caso o dentista tenha acesso aos exames, ele pode mostrar como está a saúde bucal atual do paciente e como o tratamento terá um bom custo-benefício.

Para tratamentos de alto custo e longo prazo, foque na organização e nos detalhes. Assim, o paciente entende o custo de todas as etapas e sua utilidade, e fica mais fácil aceitar o valor e o período que o tratamento exige. Afinal, é importante lembrar que o corpo demanda tempo para se recuperar e concluir todas as etapas do tratamento.

Saiba o valor do seu serviço

O preço é um ponto relevante tanto para o paciente, quanto para o dentista. Todo trabalho realizado precisa ser remunerado, e ter um valor justo permite que o dentista execute seu trabalho. Assim como viabiliza ao paciente o melhor tratamento dentro de sua condição financeira.

Por isso, para finalizar, separamos alguns pontos importantes para o dentista:

  • É necessário levar em consideração o custo para manter o consultório. Ao final do mês todos os gastos fixos e variáveis devem ser cobertos pelo valor dos tratamentos.
  • Faça uma pesquisa de mercado, e analise o preço e serviços da concorrência.
  • Conheça seu público-alvo e o que ele procura.
  • Defina uma boa margem de lucro. Afinal, o intuito do negócio é gerar dinheiro.

× Precisa de ajuda?