A odontologia ainda é uma área com grande dificuldade para digitalização de processos e procedimentos quando se trata do consultório do profissional, mesmo atualmente onde a área de saúde está passando por um boom de avanços tecnológicos.


Não são raros casos de profissionais que ainda não modernizaram a sua clínica ou consultório. Alguns ainda utilizam agenda de papel para marcação de pacientes e contratam dentistas como se fossem sócios da clínica, com critérios baseados em amizade. Além de anotarem a mão os recebimentos e custos em cadernos, realizam somente moldagens e trabalham com laboratórios totalmente analógicos. Essas entre diversas outras atitudes que atrapalham o crescimento e a modernização da clínica.

Em tempos de grande concorrência, ser competitivo e ágil não é somente uma questão de faturamento, em outras palavras, se trata de uma forma de sobrevivência da empresa.

No entanto, para continuar vivo no mercado todos os consultórios e clínicas precisam se adaptar a mudanças tecnológicas que aparecem no mercado com uma velocidade crescente. 

Investir em tecnologia tem diversos benefícios, tais como os listados abaixo:
— Encantamento do cliente;
— Agilidade no tratamento;
— Facilidade e lucratividade na contratação de dentistas;
— Redução de custos;
— Melhoria na gestão;
— Maior precisão na finalização dos casos.


A seguir, citamos 5 processos que podem modernizar seu consultório e vão deixar sua empresa mais competitiva, aumentando o faturamento e o lucro.

1) Implante um bom software de gestão.

Talvez essa seja a primeira e mais importante decisão a ser tomada se você ainda usa uma agenda de papel. Um bom software organizará as rotinas da clínica e melhorará a gestão de grande parte dos processos.
As funções de um software variam muito conforme o sistema escolhido, mas ao digitalizar a clínica, um gestor deve pensar em alguns pontos principais que são a organização da agenda dos dentistas e os recursos gerenciais.


Recursos gerenciais são ferramentas  que realizam o controle da quantidade de pacientes novos, ticket médio dos orçamentos fechados, eficiência dos canais de captação de novos pacientes, gráficos de diversos parâmetros, controle eficiente de custos por categoria. 

Essa e outras dezenas de ferramentas vão facilitar a gestão possibilitando um direcionamento correto de verbas de marketing e os investimentos.


2) Contrate especialistas digitalmente.

Diversas profissões já passaram pelo processo de digitalização na contratação de trabalhadores. 

Hoje, advogados são contratados por demanda remotamente. Médicos, engenheiros, gerentes e diversas outras profissões são contratados online.
Na odontologia esse processo vem ganhando força para aumentar a agilidade e a assertividade. Ajustar o custo da contratação a realidade de cada tratamento possibilita a diminuição de gastos e o aumento da lucratividade das clínicas.

Uma mão de obra mais profissional e qualificada aumenta a satisfação, o faturamento, evita perda de pacientes, além de diminuir os custos.

Contratar dentistas através de porcentagem ou por amizade são medidas antigas que devem ser evitadas para se evitar prejuízo financeiro e profissional.


3) Adquira um scanner intraoral e um raio x digital.

A tecnologia dos equipamentos odontológicos vem melhorando muito nos últimos anos. Assim, já é possível realizar próteses, placas e até ortodontia sem a necessidade de moldagens e modelos de gesso que podem sofrer distorção e assim diminuir a eficiência dos trabalhos.

Da mesma forma, a ideia se aplica a radiografia digital. Ela é prática e muito eficiente para organização do consultório.

Além disso, arquivos digitais não ocupam espaço, não fazem sujeira, não quebram e se pode acessar a qualquer momento. Ou seja, mais organização e praticidade.

Por exemplo, no caso do scanner e da radiografia digital ainda temos o fator encantamento do cliente. Os pacientes enxergam de outra maneira as clínicas que investem em tecnologia, ainda mais quando isso soma conforto, agilidade e precisão ao tratamento.


4) Contrate uma boa agência de marketing digital.

Em outras palavras, de nada adianta ter a melhor clínica da região, da cidade ou do mundo se ninguém sabe disso. Anunciar em jornais de bairro, revistas ou realizar panfletagem tem um custo mais alto e trabalhoso do que os anúncios digitais.
Assim, recorrer a uma boa agência de marketing digital irá te ajudar a captar clientes de diversos perfis e regiões com ações planejadas, menos trabalho físico e custos menores do que o marketing tradicional.

Mesmo que a sua clínica sobreviva de indicações boca a boca, existem campanhas específicas para o seu público que podem aumentar as indicações.
Assim, se você quer crescer e precisa captar novos clientes, investir em marketing digital fará com que você se diferencie no Google, YouTube e redes sociais.


5) Se atente as novidades.

Sim, as empresas estão evoluindo muito rapidamente, por isso os donos das clínicas devem ficar atentos a novidades que aparecem diariamente e podem agregar valor ao dia a dia da clínica. 

Citarei alguns exemplos:
— Plataformas que fidelizam os clientes aumentando a taxa de retorno;
— Sistemas de pagamento que enviam links para pagamentos aos pacientes;
— Câmeras intraorais que aumentam a taxa de conversão;
— Pesquisas de satisfação online e laboratórios digitais.


Ademais, as medidas acima vão fazer com que sua clínica ou consultório não fique parado no tempo e seja engolido por grandes redes que utilizam a tecnologia em todas as suas áreas visando captar aqueles clientes que não estão encantados com seu dentista atual.

× Precisa de ajuda?