Para se ter uma clínica odontológica bem-sucedida, é essencial que os profissionais administrem uma operação simples e destaquem a necessidade de sempre identificar novas fontes de captação de pacientes, receita e meios de cortar despesas.


Cortar custos é um processo complicado, pois, quando realizado da forma errada, pode comprometer diversos setores da empresa, tais como: a captação de clientes, qualidade dos materiais utilizados e até mesmo a qualidade da mão de obra contratada. Por isso, o corte de custos deve ser realizado com a certeza de que o que foi retirado é realmente um custo excedente e desnecessário.


Entretanto, existem várias maneiras para se aumentar as receitas de uma clínica odontológica. Saber as melhores maneiras e como implantá-las pode fazer a sua clínica aumentar crescer e aumentar o faturamento.


Contratar serviços de captação de pacientes através de campanhas pagas nas redes sociais, pode ser uma tentação imediatista que pode sair caro e ser pouco efetiva caso o planejamento não inclua também outras ações como a implantação de um setor comercial bem treinado e experiente.

Logo abaixo citamos algumas ações com custo muito baixo e importantes para qualquer consultório, seja uma clínica pequena, média ou grande.

Aumente sua capacidade de atendimento.

Quanto mais pacientes você tratar por hora, mais receita você gera para sua clínica odontológica. Portanto, aumentar a capacidade do seu negócio é essencial. Isso pode ser realizado diminuindo o tempo ocioso de cada cadeira.

Programe os retornos dos pacientes, upsells de tratamentos e atenda todas as especialidades fazendo com que as cadeiras da sua clínica fiquem sempre ocupadas.

Aumente o ticket médio dos seus tratamentos.

Valorize os pacientes que realizam tratamentos de maior valor. Isso pode ser realizado de várias formas, como, por exemplo: preferência de horários na agenda, brindes diferenciados ou descontos em tratamentos futuros. Cativar esses pacientes pode gerar indicações interessantes.

Além disso, dê preferência para tratamentos de especialidades que gerem tratamentos de maior valor. Mas lembre-se da eficiência desses vários procedimentos ao considerar quais adicionar ao seu portfólio. Por exemplo, só porque um serviço tem um preço mais alto, ele não se traduz automaticamente em mais lucros.

Aumente a conversão dos pacientes que fazem avaliação.

Cada avaliação é uma oportunidade única de aumentar o faturamento. Dedique tempo, nada de realizar encaixes de 10 ou 15 minutos para realizar avaliações. Separe horários confortáveis que possibilitem a real criação de conexões com seu paciente para que você se diferencie do seu concorrente e fidelize o seu cliente.


Conheça seus números de orçamentos realizados e de convertidos.

Isso possibilitará análises mensais da sua taxa de conversão. Assim você saberá quais as ações estão dando certo e quais precisam de melhorias. Mostre casos realizados na sua clínica, crie campanhas para fechamento do orçamento no momento da avaliação, divida o tratamento em fases para facilitar o pagamento. Teste diversas ações e descubra quais funcionam melhor para o seu público.

Bônus — Treine sua equipe

Uma equipe bem treinada ajuda a converter tratamentos, captar indicações, organizar a agenda para aumentar a produtividade dos dentistas e acompanhar seus números gerais.
Você terá maior produtividade em seu consultório, empregando assistentes odontológicos que realizem um nível de atendimento superior ao padrão geral.

Depois que todas essas ações estiverem implantadas na sua clínica pense em contratar serviços de captação de clientes online que sejam testados e confiáveis.

Além disso, busque todo conhecimento disponível sobre gestão de clínicas e consultórios. Tenha certeza de que algumas das ações funcionarão para o seu público e outras não. Contudo, nunca desista!

Elabore, refaça, treine muito e sempre acompanhe os seus números. Depois de algum tempo o resultado será o que aumento do faturamento que você tanto deseja.

× Precisa de ajuda?